Pular para o conteúdo principal

CURSOS



Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem – Avaliação e Recuperação de Estudos – 1ª edição
Público-alvo:
Professores auxiliares (PA) com aulas atribuídas no Ensino Fundamental (6º ano); professores do Projeto Apoio à Aprendizagem (PAA) com aulas atribuídas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio; professores de Educação Básica (PEB I ou PEB II) que atuam em diferentes componentes curriculares no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio; professores coordenadores (PC) do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) ou Ensino Médio; e professores coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) das diretorias de ensino.
Objetivo: Dar subsídio às unidades escolares da rede pública do Estado de São Paulo na recuperação das defasagens na aprendizagem dos alunos.
Modalidade: A distância
Carga horária: 30 horas
Inscrições: de 28/10 a 08/11
acesse:www.escoladeformacao.sp.gov.br/recuperacaoaprendizagem




E-mail nº 291/15  NPE                                        São Paulo, 27 de abril de 2015
Destinatário: Todas as Unidades Escolares
Assunto: 3ª Edição do curso Oficinas Virtuais Currículo+
As inscrições para a 3ª edição do curso Oficinas Virtuais Currículo+ estão abertas e vão até o dia 3 de maio. A formação abordará quais são os desafios e as possibilidades que as novas tecnologias trazem para a educação. Idealizado para todos os profissionais do Quadro do Magistério, o curso quer inspirar e oferecer instrumentos para o uso pedagógico dos objetos digitais de aprendizagem que estão disponíveis na Plataforma Currículo+.

Na prática, os profissionais da educação vão aprender a utilizar tais objetos de forma inovadora e integrá-los ao planejamento didático como uma ferramenta pedagógica.
Para realizar a inscrição, clique aqui ou
acesse a página da Escola de Formação: www.escoladeformacao.sp.gov.br

*****************************************************************************************************************************

Assunto: Curso Elaboração de Projetos – ProInfo Integrado
Público Alvo:  Equipe Gestora e Professores

Prezados Professores,
Estão abertas as inscrições para o curso Elaboração de Projetos que faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado).
O curso Elaboração de Projetos é semipresencial e possui uma carga horária de 40h com duração de 4 meses. Pré- Requisitos:Possuir Informática Básica.
Os encontros presenciais serão realizados aos sábados no período da manhã na Diretoria de Ensino - Região Sul 1. As datas serão posteriormente informadas.

O curso visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:

1.      Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica, na vida privada e em sociedade;
2.      Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das TIC na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade da temática Inclusão Digital;
3.      Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais. Analisar o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;

Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 06/03/15.
Para realizar a PRÉ- INSCRIÇÃO, clique aqui

Link alternativo:
https://docs.google.com/forms/d/1IZ7QtxM8s5a7Hdwnzs97pZh4ospdaEWJtgyX6OoG7ao/viewform?usp=send_form
Atenciosamente.

Jefferson Heleno Tsuchiya
PCNP – Tecnologia

*****************************************************************************************************************************
E-mail nº 32 /15NPE                                                             São Paulo, 09 de Fevereiro de 2015

Assunto: Curso Tecnologias na Educação

Prezados Professores,

Estão abertas as inscrições para o curso “Tecnologias na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC”, que faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado).

O curso Tecnologias da Educação é semipresencial e possui uma carga horária de 60h com duração de 5 meses. 

Os encontros presenciais serão realizados aos sábados no período da manhã na Diretoria de Ensino - Região Sul 1.
Encontros presenciais
07/03/2015
25/04/2015
09/05/2015
13/06/2015

O último encontro será realizado com data a ser divulgada posteriormente.
O curso visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas. 

Serão ofertadas 50 vagas e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 25/02/2015.

Em anexo encaminhamos o Regulamento do curso e o modelo da ficha da inscrição:



Os interessados deverão entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada até o dia 25/02/2015 no Núcleo Pedagógico - Região Sul 1.

Atenciosamente.
Jefferson Tsuchiya
PCNP Tecnologia

*****************************************************************************

E-mail nº 56 /15 NPE                                         São Paulo, 13 de Fevereiro de 2015.

Destinatário: Todas as Unidades Escolares
Assunto: Programa Intel® Educar – Aprendizagem Baseada em Projetos 2015

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoa­mento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP), apresenta o Programa Intel® Educar – Aprendizagem Baseada em Projetos 2015.
O Programa Intel® Educar – Aprendizagem Baseada em Projetos 2015 é direcionado aos profissionais em exercício no Quadro do Magistério (QM) que possuem conhecimento intermediário em tecnologia.
A carga horária do curso será de 60 horas, totalmente a distância pelo AVA-EFAP, e será obrigatória a realização mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas durante o curso.
O Núcleo Pedagógico está realizando uma pesquisa de Interesse para as pré-inscrições no curso Intel® Educar – Aprendizagem Baseada em Projetos 2015.
Acesse o formulário:


Atenciosamente.
Jefferson Heleno Tsuchiya
PCNP – Tecnologia

*****************************************************************************

E-mail nº 57 /15 NPE                                         São Paulo, 13 de Fevereiro de 2015.
Destinatário: Todas as Unidades Escolares
Assunto: Curso “Windows na Sala de Aula” 
Público Alvo: Quadro Magistério
Prezados Professores,
Informamos que já estão abertas as pré-inscrições para o curso “Windows na Sala de Aula”, realizado totalmente online no portal aprender em parceria.
O curso possui 60h a distância e tem objetivo de capacitar os profissionais do quadro magistério sobre tecnologias digitais Microsoft, discutir a aprendizagem colaborativa e incentivar os educadores sobre a importância da divulgação de seus projetos por meio de ações como o Prêmio Educadores Inovadores.
Período do curso: 03/03/2015 a 03/05/2015.
O certificado será válido para evolução funcional e será expedido pela Escola de Formação.
No momento em que as vagas forem preenchidas o formulário deixará de aceitar respostas.
Mais informações acesse o site.
PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO, ACESSE O FORMULÁRIO
Atenciosamente,
Jefferson Heleno Tsuchiya
PCNP – Tecnologia


*****************************************************************************

E-mail nº 58 /15 NPE                                         São Paulo, 13 de Fevereiro de 2015.
Destinatário: Todas as Unidades Escolares
Assunto: Curso “Pilares da Educação Digital 2015” 
Prezados Professores,
Um dos objetivos do curso é oferecer condições para que os educadores saibam gerenciar o processo de informação e possam utilizá-la de forma eficaz, no seu cotidiano pedagógico. Pilares da Educação Digital é uma iniciativa da EFAP em parceria com a Microsoft Brasil.
Estarão qualificados para o presente curso os profissionais da Rede Pública Estadual em exercício no Quadro do Magistério.
Os interessados em participar do Curso Pilares da Educação Digital, 1ª edição 2015, deverão ter disponibilidade para realizar as atividades do referido curso a distância pela plataforma aprender em parceria e em horário diferente ao do trabalho.
Período do curso: 06/04/2015 a 08/06/2015.
A carga horária é de 60 horas.
O certificado será válido para evolução funcional e será expedido pela Escola de Formação.
No momento em que as vagas forem preenchidas o formulário deixará de aceitar respostas.
Para realizar a pré-inscrição, CLIQUE AQUI
Atenciosamente,
Jefferson Heleno Tsuchiya
PCNP – Tecnologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesma