Pular para o conteúdo principal

Só temos uma Terra

Nos dias de hoje, usar somente a lousa, o giz e a saliva não atingem mais o aluno que vive com a cabeça no mundo virtual e tecnológico. Temos que acompanhar a onda, porque se a perdermos ficaremos presos no passado, porque na onda seguinte não saberemos o que fazer.Nesse sentido é que devemos usar mão da tecnologia do mundo virtual não só para exemplificarmos nossas aulas, mas também impactarmos os alunos, tentando sensibilizá-los ao máximo para o que está acontecendo ou queremos que eles aprendam.

 




Nesse sentido, quando fui tratar de aquecimento global com os meus alunos abusei da tecnologia.
A estratégia consistia em fazê-los assitir ao dvd do filme Home do fotógrafo Yann-Arthus Bertrand e depois à uma animação que fiz mostrando os estragos do furacão Katrina e os indícios do aquecimento global. A última apresentação que eu usava era a do vídeo da música "Earth Song" do Michael Jackson.
No momento, atuando como PCNP de Química e Interlocutora de Educação Ambiental da DE e junto com a PCNP Marina Matera, que também faz parte deste blog, tenho utlizado da mesma abordagem. Utilizo a animação que eu fiz, o vídeo do Michael Jackson, mas em vez de mostrar o filme inteiro do Bertrand, passo uma pequena montagem "Só temos uma terra - Nous n'avons qu'une Terre", feita com partes do filme Home do Berrand e do filme do Greenpeace. Ela é curta mas impactante. Quando dá tempo passo uma palestra do André Trigueiro onde ele fala sobre o "valor econômico" da natureza e do ecocídio que estamos cometendo.
Aqui vão os links  e alguma das apresentações disponíveis na internet:


Filme Home
Palestra André Trigueiro

Comentários

  1. O grande desperdício dos alimentos que são jogados
    no lixo, pessoas carentes competem pela busca deste para sua sobrevivência.
    http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28

    ResponderExcluir
  2. Sempre é surpeendente e emocionante assistir este vídeo, parabéns por esta iniciativa de criar este Blog e fornecer materiais de qualidade para nossos alunos.
    Coord. Cláudia E. E. México

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesma