quinta-feira, 19 de abril de 2012

Só temos uma Terra

Nos dias de hoje, usar somente a lousa, o giz e a saliva não atingem mais o aluno que vive com a cabeça no mundo virtual e tecnológico. Temos que acompanhar a onda, porque se a perdermos ficaremos presos no passado, porque na onda seguinte não saberemos o que fazer.Nesse sentido é que devemos usar mão da tecnologia do mundo virtual não só para exemplificarmos nossas aulas, mas também impactarmos os alunos, tentando sensibilizá-los ao máximo para o que está acontecendo ou queremos que eles aprendam.

 




Nesse sentido, quando fui tratar de aquecimento global com os meus alunos abusei da tecnologia.
A estratégia consistia em fazê-los assitir ao dvd do filme Home do fotógrafo Yann-Arthus Bertrand e depois à uma animação que fiz mostrando os estragos do furacão Katrina e os indícios do aquecimento global. A última apresentação que eu usava era a do vídeo da música "Earth Song" do Michael Jackson.
No momento, atuando como PCNP de Química e Interlocutora de Educação Ambiental da DE e junto com a PCNP Marina Matera, que também faz parte deste blog, tenho utlizado da mesma abordagem. Utilizo a animação que eu fiz, o vídeo do Michael Jackson, mas em vez de mostrar o filme inteiro do Bertrand, passo uma pequena montagem "Só temos uma terra - Nous n'avons qu'une Terre", feita com partes do filme Home do Berrand e do filme do Greenpeace. Ela é curta mas impactante. Quando dá tempo passo uma palestra do André Trigueiro onde ele fala sobre o "valor econômico" da natureza e do ecocídio que estamos cometendo.
Aqui vão os links  e alguma das apresentações disponíveis na internet:


Filme Home
Palestra André Trigueiro

2 comentários:

  1. O grande desperdício dos alimentos que são jogados
    no lixo, pessoas carentes competem pela busca deste para sua sobrevivência.
    http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28

    ResponderExcluir
  2. Sempre é surpeendente e emocionante assistir este vídeo, parabéns por esta iniciativa de criar este Blog e fornecer materiais de qualidade para nossos alunos.
    Coord. Cláudia E. E. México

    ResponderExcluir