Pular para o conteúdo principal

Curso de produção de gêneros textuais: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião

Estão abertas as pré-incrições para o "Curso de produção de gêneros textuais: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião" até 09/08/12, no Núcleo Pedagógico (Av. Pensilvânia, 115, 1º andar).

Objetivo: Levar o professor a aprimorar a sua ação pedagógica com metodologia e estratégias adequadas, em sala de aula, através do ensino de gêneros textuais, e práticas pedagógicas articuladas a sequências didáticas bem formuladas.

Público alvo:
Professores de Língua Portuguesa do EFAF e do Ensino Médio com aula atribuída de Língua Portuguesa.

Conteúdo e metodologia de desenvolvimento do curso:
Gêneros orais e escritos – análise e produção textual
A escuta de texto (gravação/ Leitura interpretada/ leitura em voz alta)
Exercícios em pequenos grupos para responder e provocar a reflexão sobre os gêneros textuais sugeridos para cada série/ano (EFAF) trabalhar, como: 6º. Ano – poemas; 7º e 8º. anos – Memórias Literárias; 9º. Ano Crônica; e no Ensino Médio: 1º. Ano – Crônica; 2º. e 3º. Anos – Artigo de Opinião. Atividades de Linguagem oral e escrita; textos de autores conhecidos e de alunos participantes das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Análise de critérios de avaliação de textos escritos pelos alunos.

Período de realização:
Início : 16/08/2012
Término: 13/09/2012

às 5as. Feiras das 13h às 17h


Vagas oferecidas: 35

Local de realização do curso:
Diretoria de Ensino Sul 1
Rua Pensilvânia, 115 - Anfiteatro - Térreo

Critérios para inscrição e seleção dos participantes.
  • Professores de Língua Portuguesa com aula atribuída na Rede Estadual de Ensino da Dir. de Ensino Sul 1;
  • Terão prioridade os professores inscritos na Olimpíada de Língua Portuguesa 2012;
  •  Será respeitada, para o preenchimento da vaga, a ordem dos primeiros inscritos na FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO, Protocolada no Núcleo Pedagógico desta Diretoria de Ensino, até 09/08/12. 

Comentários

  1. Não gostei, poderia ser aberto a todos os educadores, eu sou da área de Química, e sou escritora, por isso, lamento as pessoas acharem que só professor de Literatura ou Língua Portuguesa, devem escrever. Decepção educacional!!!

    ResponderExcluir
  2. Teka, está com inscrições abertas até dia 09/09 o Curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade – 2ª Edição/2012, pela Escola de Formação dos Professores, ele é a distância e para todos do Quadro do Magistério. Dê uma olhada no site:
    http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/praticasleitura/Inscri%C3%A7%C3%B5es/tabid/2924/language/pt-BR/Default.aspx

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesma