Pular para o conteúdo principal

1º Encontro de Boas Práticas da Diretoria de Ensino Sul 1

Incentivar a leitura, tornar a biologia mais fácil e articular a Educação Física a disciplinas como a matemática estavam entre os desafios superados pelos docentes que se apresentaram no Encontro de Boas Práticas, realizado pela Diretoria de Ensino Sul 1, que aconteceu no dia 20/03/2013 no Sítio Rincão.

Arlete Almeida, Diretora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Sul 1.
Com o objetivo de trocar experiências que deram certo, cerca de 300 educadores participaram do evento. “Com esse encontro, queremos mostrar que as nossas escolas tem uma prática educacional. Além disso, queremos que essas práticas positivas cheguem às demais escolas da rede”, explica o Dirigente de Ensino da região, Professor Sandoval Cavalcante.

Entre os projetos apresentados durante o encontro, estavam as iniciativas dos professores Maria Aparecida da Costa e Leandro Medeiros. A ideia do docente, que leciona na E.E. Francisco Braziliense Fusco, integrou a Educação Física ao programa Ler e Escrever. Durante as atividades esportivas, em especial a corrida, modalidade do Atletismo, o docente explicava conceitos de disciplinas como a Matemática e o Português. “Um exemplo de atividade foi a medição da quadra. Para as séries iniciais é difícil falar em metragem, pois eles são pequenos e ainda não tem essa noção. Então, nós fizemos a medição contando os passos. É um procedimento diferente, mas que permitiu que a criança conseguisse aprender sobre medidas”, explica Leandro.
Professor Leandro Medeiros
Já a professora Maria Aparecida da Costa, que atua na E.E. Francisco de Paula Conceição Junior, criou a “Sacola Pedagógica”, na qual os alunos levavam livros, CDs e gibis para casa, para ler e aprender junto de seus familiares. A iniciativa foi um sucesso, trazendo bons resultados para o aprendizado dos alunos, além de aproximar os pais da escola.  “Os pais, hoje, participam mais da rotina escolar. Eles visitam a biblioteca, retiram livros e, assim como seus filhos, estão lendo mais”, conta.

 Para conferir um pouco do que foi apresentado nesse dia assista o vídeo abaixo.


Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesma