Pular para o conteúdo principal

Projeto alia Matemática às aulas de Educação Física

O professor Leandro Medeiros desenvolve o projeto na E.E. Francisco Brasiliense Fusco

Já pensou em aliar Matemática e Educação Física? O professor Leandro Medeiros, que atua na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, colocou em prática essa ideia, que em pouco tempo animou os alunos e demais educadores da unidade. Na data em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta segunda-feira (6), a iniciativa do educador mostra como a disciplina pode ser ensinada de forma criativa e divertida para encantar os pequenos.

O educador conta que a ideia de atrelar as atividades da Educação Física às demais disciplinas surgiu quando ele assistia a competição de atletismo nas Olimpíadas do ano passado. Leandro, então, começou a pintura das raias de corrida na quadra da escola e iniciou o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Nas aulas, tudo é relacionado com o programa Ler e Escrever. Eu utilizo o Português na forma da comunicação oral. A matemática surge, por exemplo, com a questão das formas. Mostro para eles quais são essas formas, onde as encontramos na quadra e no nosso cotidiano, assim damos significado ao aprendizado”, explica o educador.

Professor Leandro Medeiros, da E E Profº Francisco Brasiliense Fusco.
Até mesmo o motivo pelo qual os atletas largam de locais diferentes em uma corrida é utilizado por Leandro para explicar conceitos de Matemática e Geometria aos pequenos. “Os conceitos que o professor Leandro aplica nas aulas de Educação Física refletem dentro da sala de aula”, comenta a professora Dagmar dos Santos, colega de Leandro na unidade. “Quando fala das figuras geométricas, por exemplo, o professor está contribuindo muito com o aprendizado dessa matéria em classe”, conta.

Para o educador, o retorno dos demais professores e alunos é a certeza de que seu trabalho está surtindo efeito. “Eu fico muito emocionado quando converso com as professoras e vejo os resultados das crianças nas provas. É muito gratificante ter esse retorno”, revela.

A reportagem realizada na E E Francisco Brasiliense Fusco pode ser conferida clicando aqui.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome. Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais. Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesma
Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.