Pular para o conteúdo principal

Projeto alia Matemática às aulas de Educação Física

O professor Leandro Medeiros desenvolve o projeto na E.E. Francisco Brasiliense Fusco

Já pensou em aliar Matemática e Educação Física? O professor Leandro Medeiros, que atua na E.E. Francisco Brasiliense Fusco, colocou em prática essa ideia, que em pouco tempo animou os alunos e demais educadores da unidade. Na data em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta segunda-feira (6), a iniciativa do educador mostra como a disciplina pode ser ensinada de forma criativa e divertida para encantar os pequenos.

O educador conta que a ideia de atrelar as atividades da Educação Física às demais disciplinas surgiu quando ele assistia a competição de atletismo nas Olimpíadas do ano passado. Leandro, então, começou a pintura das raias de corrida na quadra da escola e iniciou o trabalho com os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Nas aulas, tudo é relacionado com o programa Ler e Escrever. Eu utilizo o Português na forma da comunicação oral. A matemática surge, por exemplo, com a questão das formas. Mostro para eles quais são essas formas, onde as encontramos na quadra e no nosso cotidiano, assim damos significado ao aprendizado”, explica o educador.

Professor Leandro Medeiros, da E E Profº Francisco Brasiliense Fusco.
Até mesmo o motivo pelo qual os atletas largam de locais diferentes em uma corrida é utilizado por Leandro para explicar conceitos de Matemática e Geometria aos pequenos. “Os conceitos que o professor Leandro aplica nas aulas de Educação Física refletem dentro da sala de aula”, comenta a professora Dagmar dos Santos, colega de Leandro na unidade. “Quando fala das figuras geométricas, por exemplo, o professor está contribuindo muito com o aprendizado dessa matéria em classe”, conta.

Para o educador, o retorno dos demais professores e alunos é a certeza de que seu trabalho está surtindo efeito. “Eu fico muito emocionado quando converso com as professoras e vejo os resultados das crianças nas provas. É muito gratificante ter esse retorno”, revela.

A reportagem realizada na E E Francisco Brasiliense Fusco pode ser conferida clicando aqui.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oi Pessoal da SUL 1! Aqui está o blog do nosso grupo... Com certeza ele vai mudar como também nossos integrantes afinal o mundo é assim dinâmico. Pessoal do grupo agora é com vocês postarem! Mãos a obra! Adri

Projeto Conservação Ambiental - E E Isaltino de Mello

 Desde 2009, a  E. E. Prof. Isaltino de Mello desenvolve projetos voltados para a conservação do ambiente e do patrimônio escolar nas várias disciplinas. Merenda servida com vegetais cultivados na horta da E E Prof. Isaltino de Mello Em 2010, foi criada uma horta com o objetivo de fornecer alimentos para a merenda escolar e para outros eventos. Terra preparada para o plantio A horta foi reativada no ano de 2011 com os cuidados de alunos voluntários do Ensino Fundamental dos Anos Finais e do Ensino Médio. Além da horta, a escola conta com uma composteira.  Vegetais cultivados na horta da E E Prof. Isaltino de Mello Um dos principais objetivos do projeto é incentivar uma alimentação saudável, mas a horta também é utilizada para o desenvolvimento dos conteúdos de Ciências e Biologia. Couve cultivada na horta pelos alunos