Pular para o conteúdo principal

IIha das Flores

O documentário  “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado,  foi produzido em 1990, nos faz imaginar um belo cenário, onde o que prevalece são flores e, no entanto, o principal produto em destaque é o lixo.
Um cenário nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vítimas do sistema capitalista imposto à sociedade e principalmente da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome.
Ficou claro o egoísmo, a ganância e a falta de solidariedade e amor ao próximo. Por falta de amor ao próximo é que o diretor do filme diz que “Deus não existe”. Fica claro no filme a perversidade de um sistema que cada vez mais aprofunda as desigualdades e injustiças sociais.
Para chamar atenção sobre o risco que as pessoas correm ao comer o alimento retirado do lixão o autor relembra o Césio encontrado na cidade de Goiânia que contaminou várias pessoas resultando em sérias conseqüências para a saúde das mesmas.
Isso acontece porque alguns de nós somos egoístas, não sabemos dividir o que temos, se soubessemos, hoje as pessoas da “Ilha das Flores” e todo o resto das pessoas que dependem do lixo, não estariam nessa situação humilhante.
Trata-se de uma dura e real situação vivida por muitos brasileiros e pessoas em vários lugares do mundo.
 

Comentários

  1. Esse vídeo é antigo, mas o problema continua atual.
    Já usei esse vídeo com meus alunos do 7º ano, num projeto que a escola desenvolveu para diminuir o desperdício de merenda na hora do intervalo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha dos vídeos que compõem este Blog.
    Coordenadora Cláudia E. E. México

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto “Jogos Cooperativos”, EE Hermano Ribeiro da Silva, DER Sul 1 Para alcançar objetivos comuns, é preciso cooperação. E isso não falta na  EE Hermano Ribeiro da Silva ,   DER Sul 1 . Por lá, a   Educação Física   e a  Língua Portuguesa   trabalham juntas para garantir o aprendizado dos alunos. Por meio dos   Jogos Cooperativos , os alunos desenvolvem textos instrucionais e apresentam as suas brincadeiras à turma. Dessa forma, além da prática da atividade física, eles melhoram a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e ainda aprendem questões de cidadania.